FUMAR MATA?

Quer seja ou não fumador, quando vai a uma estação de gasolina ou a um quiosque ou café onde se vende tabaco, talvez já tenha visto este anúncio colocado nos maços de cigarros. FUMAR MATA - DEIXE JÁ.

À primeira vista, parece que a indústria tabaqueira está interessada na saúde dos fumadores e que quer que eles sobrevivam com qualidade de vida. O que faz todo o sentido, pois se um fumador viver mais tempo, fuma durante mais tempo, o que significa que compra tabaco durante mais tempo. E para comprar convém estar vivo, certo?

Quem está dentro do assunto, poderá argumentar que isto não tem nada que ver com as indústrias tabaqueiras, mas sim com uma imposição legal que surgiu com as novas regras para a venda de tabaco que constam de legislação publicada em Diário da República e que entrou em vigor no início de Janeiro de 2016.

Assim, então é o governo que está interessado na saúde dos seus cidadãos e quer que os fumadores não fiquem doentes devido ao hábito de fumar. Mais uma vez, faz todo o sentido. É importante que os fumadores parem de fumar para viverem mais tempo e contribuirem ativamente para o crescimento do País. 

Mas...

Quando apenas vemos as mensagens à superfície, pensamos que percebemos o que elas querem dizer, sem realmente compreendermos o que significam.

Eu trabalho, DIARIAMENTE, com o subconsciente. O meu trabalho é influenciar a mente das pessoas a melhorarem a qualidade das suas vidas. Seja para ajudar a eliminar algum medo ou fobia, seja para alegrar a tristeza ou "desatar algum nó mental" que está a impedir que a pessoa alcance o seu objetivo. Eu utilizo técnicas de sugestão hipnótica para provocar mudança subconsciente. Após anos de trabalhar nesta área, eu ainda me surpreendo com o que é possível fazer através da hipnose. 

Por este motivo, eu desenvolvi a minha capacidade de observação de forma a poder ver aquilo que não é visto para poder provocar a mudança mais rápido e melhor. O problema é que eu não desligo essa capacidade quando não estou a fazer aquilo que faço. Assim, em tudo que observo à minha volta, eu reparo nos mesmos padrões hipnóticos e de linguagem que estão a ser usados em massa para influenciar a mente das pessoas. Influência essa usada para obter os mais diversos resultados.

Obviamente, toda a gente tem conhecimento que a publicidade faz isso. Os media fazem isso. O cinema faz isso. Os emaisl de vendas fazem isso. Enfim... a hipnose (que é esta maneira de comunicar e influenciar o subconsciente) é usada em quase tudo que está à nossa volta. ESTÁ CHOCADO(A)? Espero que não, porque é a verdade. Podem não chamar isso de hipnose, mas é apenas uma questão de semântica! Há quem o chame de marketing, notícias, vendas, publicidade, etc. Se a mensagem é dirigida para obter alguma ação subconsciente da parte das pessoas, então é hipnose.

Pense por exemplo num anúncio televisivo de uma família feliz dentro de um carro a sorrirem todos. Qual é a mensagem que o anúncio está a passar para o povo? Compre este carro e a sua família fica feliz e sorridente. A um nível intelectual nós sabemos que isso é ridículo! Nenhum carro nos faz sorrir, a não ser que seja um carro humorista. Mas o intelecto não é o alvo do anúncio, mas sim o subconsciente, porque é o subconsciente que nos leva comprar por impulso e emocionalmente.

E a verdade é que as marcas fortes no mercado sabem disto: Não se vendem produtos. Vendem-se emoções.

E agora, relativamente à mensagem: "Fumar mata - deixe já.", para quem é que julga que a mensagem é dirigida? Para o intelecto dos fumadores ou para o subconsciente?

Pergunte a qualquer fumador se deixou de fumar porque vê esta mensagem diariamente no seu maço de tabaco. Um fumador intelectualmente já sabe que fumar mata, há muito tempo. Ainda assim, continua a fumar. Então porquê? 

Porque não é a parte intelectual que decide, mas sim o subconsciente.

Quer saber mais? Esta mensagem (Fumar mata - deixe já.), opino eu, é dirigida para o subconsciente. Vendo as coisas desta maneira, a mensagem é, na verdade, um anúncio. 

Vamos mais fundo? Analisando... "Fumar mata - deixe já." E se eu lhe dissesse que uma das possibilidades da mensagem subliminar desta frase é: Fumar mata (só não diz a quem é que mata) - deixe já. (que é o mesmo que dizer - deixe que isso aconteça já e ponto final).

Outra mensagem subliminar possível desta frase é esta: "Deixar de fumar é tão difícil que é preciso que a própria indústria que vende o tabaco diga às pessoas para não fumarem. Deve haver algo de mágico num cigarro para ser tão difícil NÃO FUMAR. O que será?" E aqui entra aquela que eu considero a emoção (sim, eu chamo-lhe emoção) mais poderosa do ser humano: A CURIOSIDADE. É a curiosidade que nos move. É a curiosidade que nos faz avançar de uma página para a outra de um livro; que nos leva a querer continuar a ver um filme e, indubitavelmente, que nos leva a querer continuar vivos. O que é que vai acontecer a seguir? É uma pergunta poderosíssima! Pois leva-nos a querer descobrir.

Fique preocupado (e muito!) se alguém ao seu lado deixa de estar curisoso(a) com o que vai acontecer a seguir na sua vida e começa a pensar: "Não estou aqui a fazer nada." Neste caso, fica uma dica: procure uma forma de ativar nessa pessoa a curiosidade do que é que vem a seguir na sua vida.

Para terminar este artigo, que já vai longo, fica um resumo desta aviso "anúncio":

FUMAR MATA - DEIXE JÁ. (quer isto dizer: fumar vai matá-lo - deixe que isso aconteça já. Continue a fumar.) 

É apenas a minha opinião...





Comentários

Mensagens populares deste blogue

DE DENTRO...PARA FORA