A UTOPIA DA ESTABILIDADE

Quer saber como o atual primeiro ministro e governo ganhou as eleições com maioria absoluta?

Foi com esta expressão "ESTABILIDADE", repetida vezes e vezes sem conta. Porque sabem aquilo que o povo adora ouvir e estabilidade é o que as pessoas andam mais à procura.

Estabilidade financeira; estabilidade profissional; estabilidade familiar; estabilidade emocional; etc. Há muita estabilidade para procurar.

Mas, afinal, o que é isto da estabilidade que andamos todos à procura e ainda não encontramos? Ou quando parece que a encontramos, dura pouco tempo e, rapidamente, a vida prega-nos partidas e lá se vai a estabilidade com o vento?

Eu tenho o segredo de onde encontrar a estabilidade. É verdade! Sei onde ela está.

No CEMITÉRIO.

Lá, está tudo estável. Nada se mexe (esperemos que não!). Nada cresce nem morre, pois já está morto - está estável.

É isso que a estabilidade é - estar morto. É isto que você anda à procura quando tenta alcançar a estabilidade?

Claro que não, pois certamente não vê a estabilidade desta forma. Pensa que a estabilidade é outra coisa qualquer. Que é algo tão bom que apenas alguns têm acesso a ela. Mas não é. Desengane-se e aprenda isto o mais rapidamente possível: a estabilidade não existe. Olhe à sua volta, olhe para a natureza da qual fazemos todos parte. Nada está estável, tudo está em constante mudança. É assim que é, mesmo que não acredite.

Estabilidade é utopia. Eu, acima, escrevi que no cemitério está tudo estável, mas sinceramente não acredite em mim, porque até no cemitério nada está estável. Os corpos enterrados vão sendo decompostos. As caixas de madeira vão-se detiorando. A mármore das campas vai-se desgastando. As flores murcham. Tudo muda, nada fica estável.

Porém, é engraçado como andamos todos (quase todos) enganados uma vida inteira com algo que não existe. É como um burro que anda porque tem a cenoura à sua frente, mas nunca a consegue apanhar. Andamos todos (quase) à procura da cenoura invisível. E quando começamos a perder a esperança, porque não a encontramos, vem o governo lembrar-nos que ela anda por aí e, um dia, vamos encontrá-la.

Ponha isto na sua cabeça: Estabilidade não existe. Você não quer estabilidade na sua vida (é aqui que abana com a cabeça e pensa para si mesmo(a): "Aí quero, quero…"). Não quer, não! Você quer que a sua vida cresça.

Imagine um CEO de uma empresa dizer que a mesma está estável. É o mesmo que dizer: A minha empresa está a morrer. Uma empresa não quer estar estável, quer continuar a crescer, a progredir. Quer ter mais clientes ou mais encomendas, mais inovação. A estabilidade, para uma empresa ou um negócio, é muito perigoso. Pergunte a qualquer empresário.

Pois você, eu, todos nós temos uma grande empresa a nosso cargo: a nossa vida. E apenas você pode impedir que a mesma vá à falência. Para isso, tem que continuar a crescer, a progredir. A estabilidade não permite o crescimento nem o progresso. A estabilidade mata-nos.

Quantas pessoas desejam tanto aquele emprego estável, o salário estável, a casa estável, o casamento ou relacionamento estável, e quando têm isso tudo sentem-se infelizes ou deprimidas?

Isto acontece porque pararam de crescer, de progredir, de aprender e conformaram-se com a morte da estabilidade.

Mova-se. Ponha-se a crescer. Aprenda coisas novas. A aprendizagem é um mecanismo fabuloso para por a vida a crescer de imediato e novamente.

E quanto à estabilidade… elimine-a da sua lista de vocabulário e substitua por crescimento ou progresso.

Na verdade, é isto que realmente quer e deseja. Se não é, esqueça tudo o que leu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DE DENTRO...PARA FORA