LIXO NA MENTE


O que é que acontece quando se acumula lixo em casa? 

Aqueles sacos que utiliza no caixote para colocar todo o lixo que você quer deitar fora, o que é que faz com eles?

Leva-os lá para fora e coloca-os no contentor, correto? Ou, então, deixa-os à porta para o camião do lixo levar o lixo embora, para bem longe de si.

É óbvio, não é? 

E quando o seu corpo está sujo? Lava-o, limpa-o, seca-o.

Tal em nossa casa, a nossa mente também tem lixo. Não tem problema algum (a não ser que não saiba disso!). A mente cria lixo. Muito desse lixo chamam-se memórias. Há lembranças que são autêntico lixo e por isso devem ser deitadas fora, caso contrário, irá acontecer na mente o que acontece numa casa que acumula lixo: fica a cheirar mal e torna-se difícil e insuportável viver lá, para além de que o lixo atrai toda a espécie de bichos que, por sua vez, fazem acumular mais lixo.

Na nossa mente, a acumulação de lixo vai fazer exatamente a mesma coisa. 

O interessante é que o ser humanano tem uma capacidade incrível em se adaptar a qualquer ambiente e, por isso, quando o nos habituamos a acumular lixo na mente, mais cedo ou mais tarde vamos considerar que isso é normal, porque torna-se familiar. E depressa procuramos mais lixo.

Pode parecer estranho, mas é assim que acontece. 

Mais importante é saber que quando nos habituamos a ambientes limpos, isso torna-se familiar para a mente, e vamos procurar mais limpeza. 

Pense que a sua mente é como a sua casa. O lixo é normal que exista. Diariamente, o lixo acontece e aparece, mas é muito importante que se limpe e deite o lixo fora. 

O que muitos se podem estar a perguntar é: Pois... mas como é que eu deito fora o lixo da minha mente?

Essa é uma excelente pergunta. E aqui vai a resposta certa:

- Tal e qual como deita fora o lixo que faz em casa. Deita lá fora. Não o deixa dentro.

Experimente a seguinte estratégia, por mais ridícula que lhe possa parecer:

- Ao final do dia, antes de se ir deitar e dormir, escreva numa folha solta todo o lixo que considere que foi lixo que lhe aconteceu no seu dia. Toda a porcaria que não quer guardar na sua mente. Ponha isso no papel, seja através de um desenho, palavras, símbolos, o que quer que seja, tire-o da mente e meta para o papel. 

Depois de já ter colocado o lixo, que estava aí dentro da mente, no papel, amasse o papel fazendo uma bolinha e deite-o no caixote junto com as cascas de batata ou de banana e outro lixo (é muito importante que coloque a bola de papel do lixo da mente junto com o lixo da casa). A seguir, vá dormir.

Faça isto todos os dias, observe e sinta. Não custa nada tentar. Afinal, o que é que tem a perder se nada acontecer?  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DE DENTRO...PARA FORA